Tutorial: como usar o Android Beam (NFC)

por -

Você comprou o novo Galaxy X (Galaxy Nexus), smartphone da parceria Samsung-Google, e agora quer aproveitar os benefícios da tecnologia NFC (mais especificamente, o tal do Android Beam), correto? Pois então leia o nosso tutorial abaixo:

Primeiro, explicamos que o Android Beam, função existente em alguns dos smartphones e tablets com a atualização Ice Cream Sandwich (ICS) do sistema Android, foi criado para que os usuários pudessem transferir apps, páginas da internet, vídeos do Youtube e outros conteúdos entre seus aparelhos, sem a necessidade de registro e pareamento (como acontecia com as conexões Bluetooth). Usando a função Beam, basta encostar os dois aparelhos, e transferir o conteúdo entre eles instantaneamente.

Como usar o Android Beam:

1. Antes de começar: ambos os seus aparelhos devem possuir a versão ICS do sistema Android, além do sensor NFC. Confirme esta funcionalidade clicando em “Configurações > Sobre o Telefone” (para saber a versão do Android) e “Configurações >Mais… > NFC” (para ativar o NFC).
2. Compartilhando com o Android Beam (NFC): certifique-se de que o NFC e o Android Beam estão ativados em ambos os aparelhos.
3. Navegue para o conteúdo que você quer compartilhar (um vídeo do Youtube, por exemplo).
4. Agora, encoste as traseiras de ambos os aparelhos. Você sentirá uma vibração.
5. Em seguida, veja a tela do seu gadget. O conteúdo que você quer compartilhar tomará a forma de um cartão, com uma pequena animação à lá “Star Trek Warp Speed” (sim, muito geek).
6. Clique neste cartão, e pronto: o conteúdo dele será transferido para o outro aparelho imediatamente.

Gostou? Comente sobre os seus testes no campo abaixo.

Bruno Ayres Martinez

Bruno A. Martinez é advogado, bancário e criador do Showmetech. E sim, todo mundo pergunta por que ele não estudou algum curso relacionado com tecnologia.