Galaxy S4 dual chip – Um chinês entre nós (primeiras impressões)

por -

DSC00885

Não é novidade pra ninguém que sou aficionado por tecnologia e que procurava há tempos um dual chip high end. Acontece que um amigo meu voltou esta semana da China e me trouxe um Galaxy S4 Dual Chip, modelo vendido – até onde se sabe – exclusivamente lá na China e por apenas uma operadora.

Lógico que ter em mãos o mais recente lançamento high end da Samsung já seria uma diversão. Poder testar a versão dual chip é a festa completa.

O aparelho é idêntico aos Galaxy S4 vendidos aqui no Brasil (já fizemos review dele) e sequer tem a indicação que se trata de um aparelho dual chip. Na falta de um S4 single em mãos para comparar, fui a uma loja no shopping onde pedi autorização para fazer as fotos comparativas que estão nessa matéria. A vendedora, mesmo sem entender porque diabos eu queria fotografar dois celulares exatamente iguais, muito gentilmente autorizou.

Cortei meus dois chips (linha pessoal e corporativa), instalei junto com um cartão de memória de 32 GB e liguei o aparelho para ver como era o Android chinês.

Logo de cara, já vi um problema. Os idiomas disponíveis são: Chinês, Coreano e Inglês, ou seja, “se vire” com esses porque é só. Passo para Inglês e na sequência o Baidu me pede autorização para usar minha localização.

Preciso citar que, devido aos fortes controles de informação existentes na China, o onipresente Google lá se chama Baidu e aceita ter seu conteúdo controlado. Afinal estamos falando de uma população de quase dois bilhões pessoas gerando uma quantidade de usuários que não pode ser desprezada, nem pelo Google.

A conta disponível para backup e link do aparelho com as nuvens é a Samsung Account, apliquei os dados da minha conta Samsung e na sequência fui apresentado à lista de features disponíveis no S4:

  • S Beam;
  • Air View;
  • Air Gesture;
  • Voice Control;
  • Smart Stay;
  • Smart Pause;
  • Smart Scroll(achei excelente);
  • Easy Mode;
  • Adapt Display;
  • Smart Block(spams).
  •  

    É tanto recurso que parece coisa de ficção científica. Gorge Orwell ficaria encantado. Acionei todos, exceto Easy Mode e Smart Block. Alguns aplicativos me dão uma boa ideia de como é ser analfabeto e percebo como a vida pode ser difícil para essas pessoas.

    O modelo que recebi é o de 8 GB, com processador Exynos 5 octacore, sendo quad-core 1.6 GHz Cortex-A15 e quad-core 1.2 GHz Cortex-A7, usados conforme a necessidade de dados para economizar bateria. Ele é bem rápido nas respostas e o consumo de bateria pareceu significativamente menor que o do meu Galaxy Note 1 (que é dual core), por exemplo.

    Os aplicativos padrão Google que conhecemos, como Hangouts, Gmail e até a Google Play Store não estão presentes no Galaxy S4 Dual. Descobri que a Google Play chinesa se chama “App Search” e, através dela, consegui localizar alguns dos aplicativos que uso, como o Swiftkey, Waze e Evernote.

    O cadastro de contas do Exchange da Microsoft, ironicamente é mais rápido que no Android nacional. Mas para o cadastro da conta de Gmail foi preciso desativar a verificação em duas etapas.

    O próximo passo agora é “tropicalizar” as funções e deixar o aparelho plenamente funcional, o que vai dar um pouco de trabalho. Por isso, esse post de primeiras impressões se encerra aqui, mas manteremos vocês informados da nossa saga.

    Braulio Mecchi

    Trader, Empresário e Administrador. Recifense aficionado pelo mundo High Tech, sempre tentando unir as mais novas tecnologias à melhoria da dura realidade diária e, como nem tudo é bite ou concreto, aficionado por carros antigos.

    • Visitante

      Sensacional!

      Por favor, quando tiver a oportunidade, cite suas impressões sobre o funcionamento das redes 3G/4G.

      Abraços

      • Nilson Silva

        Olá amigo, gostaria de ter um amigo vindo da China também para poder ter um brinquedinho desses. Gostaria muito de poder testar o poder do S4 com o dual chip, deve ser legal. Enquanto isso, quebro o galho com o Grand Duos, que até gosto, mas ele nunca será um S4. Parabens pelo post e um abraço do conterraneo de Estado.

    • Pingback: Lucro da HTC sobe após a chegada do novo One ao mercado - ShowmetechShowmetech

    • Pingback: Designer cria conceito para iPhone de baixo custo - ShowmetechShowmetech

    • lllllllll

      Desculpe, mas qual o apelo do dual chip? Pq vc queria tanto um aparelho assim? Não vejo, sinceramente, motivo.

      • http://about.me/rzaratin Rodrigo Zaratin

        Diversas pessoas precisam de 2 aparelhos ou duas linhas, uma de uso pessoal e outra da empresa. Muito melhor um dual-chip do que carregar dois aparelhos, não?

    • Rodrigo RPF

      Ter um aparelho top e dois chips é realmente um sonho, só estou esperando lançar para comprar um. Por enquanto que não chega vou usando um galaxy Win que comprei para testar, mas a câmera é péssima…. Saudades do meu s3

    • Android Dual Chip

      Conhece algum lugar que venda por encomenda?

    • JOSÉ GAMBE

      BOA TARDE, EU ACABEI DE COMPRAR UM SANSUNG i9500-D DUAL CHIP, SÓ QUE EU JÁ TENHO UM GRANDE PROBLEMA; PRECISO MUDAR O EMEI E O CELULAR NÃO ACEITA OS CÓDIGOS SECRETOS, O ÚNICO CÓDIGO QUE ELE ACEITA É O #*06# PARA EU VER O IMEI QUE ESTÁ NO APARELHO, OS OUTROS CÓDIGOS NÃO ENTRAM DE JEITO NENHUM, NÃO SEI SE TEM MAIS ALGUMA DIRETIVA QUE TENHO QUE DIGITAR OU SE TEM UM CÓDIGO INICIAL DE PROGRAMAÇÃO QUE TEM QUE SER DIGITADO ANTES DE ENTRAR COM OS CÓDIGOS. ACONTECE QUE O MEU CHIP DA VIVO FUNCIONA PERFEITAMENTE MÁS O DA TIM NÃO FUNCIONA, ELE ENTRA E EM SEGUIDA SAI DO AR E JÁ PESQUISEI NA INTERNET QUE PRECISAREI MUDAR O EMEI QUE VÍ NO APARELHO PELO QUE ESTÁ NA ETIQUETA, ATRÁS DA BATERIA.
      EU TENHO 50 ANOS E NÃO APRENDÍ QUE A CHINA É QUENEM CÚ… SÓ SAI MERDA!!!
      SE ALGUÉM TIVER CONHECIMENTO DESTE PROBLEMA E PUDER ME AJUDAR, ESTAREI GRATO DESDE JÁ.
      UM ABRAÇO!!!

      • Rodrigo Maia-Nogueira

        Você comprou em loja?
        Como o IMEI do aparelho é diferente do que está na etiqueta?
        Bem provavel que você tenha adiquirido um aparelho adulterado por terceiros.

        Se tiver NF vai na loja e troca o aparelho que pela data de lançamento não tem prazo para caducar a garantia, caso eles não troquem faz uma denúncia por estarem vendendo celular adulterado.
        Se comprou na mão de terceiros, sabe a origem?
        Caso tenha comprado com terceiros e não saiba a origem, você pode ter adiquirido um celular roubado que está com o IMEI na backlist de algumas operadoras, por isso uma funciona e outra não …
        Trocar IMEI não é tarefa simples que possa ser feita por qualquer um acompanhando um simples tutorial sem correr o risco de brickar de vez o aparelho.

    • Thiago

      Vc conseguiu nacionalizar o aparelho? colocar play store ? Estou com um i9118 e não consigo instalar o play store