Review: smartphone Samsung Galaxy Gran Duos (GT-i9082L) dual chip

por -

galaxy-grand-duos

Tenho atualmente três linhas de telefones móveis e, consequentemente, ando com três aparelhos durante todo o dia. Por essa razão, cogitei usar um aparelho dual-chip ou até um tri-chip, mas praticamente todos os aparelhos do gênero disponíveis no mercado eram muito simples ou de marcas desconhecidas.

Ainda bem que, recentemente, três lançamentos balançaram o mercado de celulares dual-chip, o Xperia E Dual, o Razr D3 e um deles é o que analisarei agora neste review, o Samsung Galaxy Gran Duos. Um smartphone dual-chip da linha Galaxy, que tem se firmado no mercado como opção confiável em smartphones baseados no sistema Android. Veja a seguir:

Layout e Acabamento:

Depois de remover o smartphone da caixa, fiquei feliz em notar o cuidado da empresa, protegendo-o com adesivos em todos os pontos de contato. Em termos de design, não há novidades: a Samsung optou pelo mesmo design clean, bonito e consagrado na linha Galaxy, com botão “home” abaixo de uma tela central de 5 polegadas que ocupa a maior parte da área frontal. O aspecto geral do aparelho é bem acabado, a tela grande impressiona, o toque no vidro e tela capacitiva é agradável e preciso, mas acumula gordura dos dedos com facilidade, obrigando os mais cuidadosos a limpezas constantes durante o dia, especialmente em cidades de clima quente.

celular_samsung_galaxy_grand_duos_preto1

A localização dos botões de volume e o botão power, ainda que seja desta forma em toda a linha Galaxy, me incomoda um pouco. Uma das leis da física diz que a toda força corresponde outra força de igual intensidade e no sentido contrário. Então, por estarem posicionados nas laterais exatamente opostas, quando aperto um botão o outro dedo firma no botão oposto para compensar, atrapalhando o acesso às funções desejadas. Isso faz com que essas opções de uso deixem de ser intuitivas, pois é preciso parar para escolher onde colocar os dedos ou usar as duas mãos de modo a ter o resultado desejado.

Uma boa ideia é o posicionamento do segundo SIM-Card. Como se tivessem arrumado um lugarzinho para ele ali no canto, quase caindo pra fora mas depois percebi que essa posição permite a troca mais rápida desse chip, ao contrário do primeiro SIM-Card (principal), que só sai se a bateria for retirada.

DSC00746

Acessórios:

Os fones de ouvido fornecidos com o aparelho são do tipo intra-auricular, com redução de ruído externo, que oferecem bom retorno de som e possuem teclas de controle de volume e play/pause. Uma grata surpresa foi ver que os fones são acompanhados de jogos extras de borrachas de diversos tamanhos para adapta-lo aos ouvidos de cada usuário.

Fiz um comparativo entre os fones originais do Gran Duos, outro modelo intra-auricular à prova de suor da Phillips (SHQ4000) e um head phone externo da Maxell (BIG-330). Embora o head phone externo naturalmente tenha apresentado melhor retorno de graves, a performance do fone original Samsung é muito positiva e merece ser destacada.

O carregador do Gran Duos é o mesmo do Galaxy Note I, com acabamento black piano, conecta-se com o cabo USB pela lateral, o que facilita a retirada principalmente se estiver tentando fazer isso com apenas uma das mãos.

DSC00771

Display:

A tela de 5 polegadas tem 16 milhões de cores e tecnologia TFT. Embora não tenha a melhor resolução disponível no mercado (480 x 800 pixels, ~187 ppi), apresentei-a para usuários de aparelhos com tela de Retina (iPhone) e Super AMOLED (S3), e todos ficamos impressionados com a boa qualidade da tela do Gran Duos.

DSC00707

Velocidade e Desempenho:

O Gran Duos vem equipado com processador dual-core Broadcom de 1,2 GHz, que é um pouco mais lento que o de seu concorrente direto, mas ainda assim é capaz de suportar bem as solicitações diárias dos usuários padrão, nos testes embora tenha travado uma única vez, rodou bem dois ou mais aplicativos ao mesmo tempo, seu desempenho é compatível com o nicho mid-end no qual a Samsung está mirando o aparelho.

Aplicativos:

A suíte de programas nativos da Samsung combinados aos apps do Google faz um bom par nesse aparelho. Apesar de sofrer críticas de usuários adeptos do sistema Android “puro”, o launcher TouchWIZ deve agradar. O player de músicas nativo já vem com equalizador, o que ajuda a encontrar o melhor conjunto conforme o meio de reprodução.

Outro recurso que eu gosto é a possibilidade de ter um fundo de tela ativo que já te mostra as condições do tempo diretamente e de forma animada, dispensando apps de terceiros. Basta olhar na tela e ver o clima como ele está lá fora de forma tão intuitiva e direta para o cérebro, como olhar para o céu.  Outra coisa interessante é a possibilidade de personalizar a tela de bloqueio com as principais informações ou notícias.

Reclamo aqui do tamanho de alguns widgets, que ocupam desnecessariamente uma grande parcela da tela. Se fossem menores, otimizariam o espaço disponível, permitindo fazer mais coisas em cada tela, antes de ser preciso passar para outra.

Modo Multi-Janela:

O destaque fica por conta do recurso de duas telas simultâneas (multi-screen, em inglês), que permite abrir dois aplicativos em telas diferentes ao mesmo tempo e cada uma cobrindo, por padrão, metade da tela. Adicionalmente, podemos escolher que parcela da tela deve ser ocupada pode cada um dos aplicativos abertos deslizando a barra central. Essa ferramenta permite realmente trabalhar com múltiplas tarefas ao mesmo tempo, mas notei que a maior eficiência desse recurso ocorre quando o usuário estiver usando dois apps de visualização, o Google Maps e o Tocador de Músicas. Ponto muito positivo!

samsung-galaxy-grand-duos-i9082-android-41-dual-chip_MLB-F-4090093147_042013

Câmera e reprodução de vídeo:

A Câmera traseira tem capacidade de 8 megapixels, capaz de tirar fotos com bons resultados como as que estão na galeria de fotos no final deste post. Ela conta com diversos filtros e recursos, incluindo foco com detector de rostos. Como toda câmera de celular/smartphone, têm dificuldades para tirar fotos noturnas e, apesar de possuir zoom digital, também perde em qualidade quando se usa este recurso.

O Galaxy Gran Duos é capaz de gravar filmes em Full HD (câmera traseira) e HD Standard (câmera frontal). Ambos os resultados são sempre bons em termos de imagem.

Na reprodução de vídeos, a qualidade da tela TFT garante boas imagens e uma experiência agradável ao usuário, que pode ser melhorada se a conexão de dados for rápida, pois os processadores garantem velocidade suficiente para assistir vídeos diretamente da internet, sem engasgos.

Reprodução de som e Viva-voz

Testando a capacidade de som do Gran Duos consegui bons resultados, o Viva-voz é audível alto e claro, tocar música pelo auto-falante do aparelho deve ser feito com moderação. Se você estiver em lugar público, certamente vai importunar outras pessoas se usar o volume muito alto.

Armazenamento:

O Gran Duos possui 8GB de memória interna, 1GB de RAM e slot para cartão de memória MicroSD de até 64 GB.

Duração da bateria:

No uso diário e regular o Galaxy Gran Duos se mostrou espartano no que se refere ao consumo de bateria, mesmo tendo 2100mAh (contra os 2500mAh do Note I) o Gran Duos se mostra bem mais econômico, durando significativamente mais, utilizando os mesmos aplicativos e recursos.

Simulei que esqueci Bluetooth, Wi-Fi e GPS ligados e deixei o Gran Duos rodando para ver a durabilidade da bateria. Em um dia especialmente calmo, com poucas ligações, já se vão 14 horas e ainda restam 42% da bateria, o que significam mais algumas horas, segundo estimativa do próprio aparelho.

Telefonando (aproveitando o Dual-Chip):

Usar as duas linhas é fácil e prático. Na barra de notificações há a indicação dos dois SIM-Cards e nomes das respectivas operadoras, sendo que um toque seleciona a operadora padrão. Já no teclado, após digitar ou localizar seu contato, existem dois botões de ligar. O que o usuário escolher já define qual linha será usada para a ligação. Nos registros, fica memorizado além do número, a linha utilizada, facilitando novas ligações rápidas para números usuais pela operadora preferida.

Devido há alguns avisos de bugs em um concorrente do Gran Duos, resolvemos simular a mesma situação, testamos ligar para uma linha do celular enquanto a outra estava ocupada com dados. Funcionou perfeitamente, assim como a própria linha que estava ocupada com dados recebeu ligação normalmente.

Preço e disponibilidade:

A oferta do Gran Duos é ampla nas lojas físicas e virtuais, o leitor não vai ter dificuldades de encontra-lo. Com preços médios de R$1.100,00, variando R$150,00 para mais ou para menos conforme a loja e região em que se localiza. Nesse aspecto, entendemos ele se encontra um degrau acima do preço ideal para sua categoria, principalmente se considerarmos que o aparelho que o mercado entende como principal concorrente, mesmo com menos capacidade de memória, está com preço bem abaixo do menor preço encontrado para o Gran Duos.

Esperamos que a tendência de queda atual nos preços que deva colocar o Galaxy Gran Duos no seu patamar correto, em breve.

Conclusão:

O Galaxy Gran Duos da Samsung veio para atender um nicho específico, mas crescente, do mercado de celulares: o do usuário de multilinhas que quer diminuir ao máximo a quantidade de aparelhos em uso, sem abrir mão dos recursos de um bom smartphone. Nesta estratégia, o Gran Duos está bem posicionado.

Particularmente, me agradou muito a possibilidade de unir duas linhas num único aparelho potente que me permita todos os acessos de um bom smartphone, sem perder na qualidade do aparelho. Por isso, o Gran Duos entrou na minha lista de compras!

Fotografando com o Galaxy Gran Duos:

Foto Galaxy Gran Duos 6Foto Galaxy Gran Duos 3Foto Galaxy Gran Duos 2

Galeria de Imagens:

Especificações Técnicas

GERAL 2G Network GSM 850 / 900 / 1800 / 1900 – SIM 1 & SIM 2
3G Network HSDPA 850 / 1900 / 2100 – SIM 1 only
HSDPA 900 / 1900 / 2100 – SIM 1 only
SIM Dual SIM (Mini-SIM, dual stand-by)
Announced 2012, December
Status Available. Released 2013, January
TAMANHO Dimensions 143.5 x 76.9 x 9.6 mm (5.65 x 3.03 x 0.38 in)
Weight 162 g (5.71 oz)
TELA Type TFT capacitive touchscreen, 16M colors
Size 480 x 800 pixels, 5.0 inches (~187 ppi pixel density)
Multitouch Yes
- TouchWiz UI
SOM Alert types Vibration; MP3, WAV ringtones
Loudspeaker Yes
3.5mm jack Yes
MEMÓRIA Card slot microSD, up to 64 GB
Internal 8 GB, 1 GB RAM
DADOS GPRS Yes
EDGE Yes
Speed HSDPA, 21 Mbps; HSUPA, 5.76 Mbps
WLAN Wi-Fi 802.11 a/b/g/n, dual-band, Wi-Fi hotspot, DLNA
Bluetooth Yes, v4.0 with A2DP, LE, EDR
USB Yes, microUSB v2.0 (MHL)
CAMERA Primary 8 MP, 3264×2448 pixels, autofocus, LED flash, check quality
Features Geo-tagging, touch focus, face and smile detection, image stabilization
Video Yes, 1080p@30fps, stereo sound rec., check quality
Secondary Yes, 2 MP
FEATURES OS Android OS, v4.1.2 (Jelly Bean)
CPU Dual-core 1.2 GHz Cortex-A9
GPU Broadcom VideoCore IV
Sensors Accelerometer, gyro, proximity, compass
Messaging SMS(threaded view), MMS, Email, Push Mail, IM, RSS
Browser HTML5
Radio Stereo FM radio with RDS
GPS Yes, with A-GPS, support and GLONASS
Java Yes, via Java MIDP emulator
Colors Black, White
- Active noise cancellation with dedicated mic
- TV-out (via MHL A/V link)
- SNS integration
- MP4/WMV/H.264/H.263 player
- MP3/WAV/eAAC+/AC3/FLAC player
- Organizer
- Image/video editor
- Document viewer
- Google Search, Maps, Gmail,
YouTube, Calendar, Google Talk, Picasa
- Voice memo/dial/commands
- Predictive text input
BATERIA Li-Ion 2100 mAh battery
Stand-by Up to 440 h
Talk time Up to 10 h 10 min
MISC SAR US 0.37 W/kg (head)     1.11 W/kg (body)
SAR EU 0.24 W/kg (head)     0.29 W/kg (body)
Price group
 R$ 1.100,00  MÉDIA DO MERCADO
OUTROS Display Contrast ratio: 948:1 (nominal) / 1.321:1 (sunlight)
Loudspeaker Voice 74dB / Noise 66dB / Ring 76dB
Audio quality Noise -80.8dB / Crosstalk -80.7dB
Camera Photo / Video
Battery life Endurance rating 56h

http://www.samsung.com/br/consumer/cellular-phone/cellular-phone-tablets/smartphones/GT-I9082EWLZTR-spec

http://www.gsmarena.com/samsung_galaxy_grand_i9082-5163.php

Braulio Mecchi

Trader, Empresário e Administrador. Recifense aficionado pelo mundo High Tech, sempre tentando unir as mais novas tecnologias à melhoria da dura realidade diária e, como nem tudo é bite ou concreto, aficionado por carros antigos.

  • http://www.facebook.com/mundodaba Barbara Costa

    Quase deu vontade de trocar, mas continuo com o D3. =)

  • Elvira

    Olá, Braulio! Gostei bastante do post. Tenho um note I , que gosto muito, porém tb utilizo dois chips. Venho pensando em mudar pro Gran Duos, porém realmente me incomoda a bateria da Samsung. a do meu note 1 é péssima… como me conecto com frequencia äs redes sociais, e vejo bastante video, ele praticamente não sai da tomada…rsrs. Achou mesmo a bateria do duos melhor?

  • Pingback: Review: Samsung Galaxy S4 Dual Chip (GT-I9502) - ShowmetechShowmetech()

  • Pingback: Promoção oferece Galaxy Gran Duos por R$ 879,99 e mais duas ofertas - Showmetech()

  • Tarcisio Lima Guarani-Kaiowá

    salve, braulio!
    eu tenho há pouco tempo um samsung gran duos e estou gostando muito.
    o que me incomoda são as musiquinhas que estão disponibilizadas como “ringtones”!
    eu prefiro aqueles toques antigos, com som mesmo de campainha de telefones de mesa,
    os famosos “trrrrrrrrrriiiiimmmmmmmmmm”… kkkk
    vc sabe onde e como eu poderia conseguir algo assim?
    grato, amigo! tudo de bom!

  • nilson

    qual a diferença do Smartphone Samsung Galaxy Gran Duos I9082L parao Smartphone Samsung Galaxy Gran Duos I9082

  • Vinícius Mafra

    Gostaria de saber como desativar o botão favoritos e grupos na agenda.

  • marcos

    Olá Braulio, bom dia. Por favor, poderia me auxiliar em uma questão? Tenho um smartphone Samsaung galaxy duos e não consigo remover fotos. Ao clicar em qualquer imagem, nenhuma informações, como, REMOVER, ELIMINAR, EXCLUIR, ou coisa parecida, nada disso aparece. Insiro o cabo para baixar as fotos e as mesmas são inseridas no notbook atraves do Mcrosoft Office Picture Manager, mas toda escura, sem imagem. Onde posso encontrar um meio para remover as imagens do celular? Que aplicativo seria melhor e onde baixar para eu poder ter as imagens no notbook? Obrigado Braulio.