"/>

Review: Motorola Razr D3

por -

P3140187a

Em outubro do ano passado eu tinha um Galaxy Note e comprei um Tab 2. Vamos combinar: eles eram quase do mesmo tamanho… Resolvi, então, aposentar o GNote com 5 meses de vida e fiquei usando um LG dual chip simples para ligações. Mas você, meu caro leitor, que tem ou já teve um smartphone, sabe que é quase impossível ficar sem um.

Desde dezembro, estive numa cruzada atrás de um celular BBB: bom, bonito e barato (e que fosse dual chip!). Felizmente, esperei e tive uma agradabilíssima surpresa semana passada: o Motorola RAZR D3. Ele teve seu lançamento mundial aqui no Brasil e nosso amigo Diego Toda aqui do SMT esteve lá (e escreveu este post aqui). A Motorola nos forneceu um aparelho para testarmos. Tá curioso? Vamos lá!

Especificações técnicas

Para quem estava pensando que ele vinha para lutar com a concorrência dos low-ends, pode mudar de idéia:

– Dimensões:119.3 x 59.8 x 9.8 mm
– Peso: 120 g
– Sim: single ou dual chip
– Bluetooth: 4.0
– USB: MicroUSB
– Processador: Dual-core 1.2 GHz (ARMv7)
– GPU: PowerVR SGX 531
– Resolução: 480 x 800 pixels, com densidade 233 ppi
– Memória interna: 4gb (expansível com SD)

RAZR_D3_embalagem

Conteúdo: adaptador para carregador, cabo USB, fone e uma palheta para facilitar a colocação dos chips

Breve comentário sobre a memória: ele mostra que tem 2.2 GB disponível para o usuário, mas nada que um cartão SD não resolva. Perto das qualidades deste celular, você perceberá que este é um mero detalhe.

Design

Levando em consideração que eu tinha um GNote, foi meio estranho pegar o Razr D3: tão pequeno! Mas foi só a primeira impressão. Como vocês podem ver aí na foto abaixo, ele cabe na mão tranquilamente e você consegue facilmente tirar foto usando apenas uma das mãos.

RAZR_D3_tirando_foto RAZR_D3_ligando

Achei o acabamento simples mas bem eficiente para os dias atuais. A traseira tem uma espécie de “friso”, o que na minha cabeça faz uma grande diferença. Tive um Siemens (lembra?) que, quando tocava e vibrava, saia “andando” pela mesa.

Do lado esquerdo temos a entrada para os dois chips, para o micro SD e uma entrada micro USB (carregar/ligar ao micro). Do lado direito, botão power e volume. Acima, a entrada para o fone de ouvido. Senti falta do botão dedicado para foto (nem tudo é perfeito, meu amigo(a)).

RAZR_D3_perfil1 RAZR_D3_perfil2

Tela

A tela tem 4″ e a qualidade das cores é incrível. Uma coisa que eu não gostei: achei os ícones meio grandinhos, assim como as fontes (dá aquela idéia de exibição de 600×800 que a gente tem nos monitores). Quanto aos vídeos, você consegue tranquilamente assisti-los (e com qualidade!).

Aproveitar a oportunidade e falar do launcher  que me deixou mais apaixonada ainda (e que dá pra ver direitinho no vídeo): ao desbloquear o celular, você tem a opção de escolher entre: fazer ligações, entrar no app de SMSs, acessar a câmera ou desbloquear e ir para a tela principal.

RAZR_D3_launcher RAZR_D3_desbloqueado

Desempenho e apps

Quando algo poderia dar errado, não deu. Ele é muito rápido, tem uma ótima resposta ao toque (como vocês poderão ver no vídeo lá no final) e nos testes que eu fiz aqui, nenhum app travou ou deu algum lag.

Os apps do Google estão presentes: GMail, GTalk, Chrome, Google +, YouTube, Play (Play Store, Play Livros, Play Filmes, Play Músicas), Drive, Mapas, Navegador) e ainda traz o Quickoffice. Por acaso você imagina o valor deste último? Confira aqui.

Câmera

As câmeras são um assunto a parte. Na minha odisséia em busca de um celular legal, era mandatório que tivesse uma câmera legal traseira, uma câmera frontal e flash. Se vocês pesquisarem, são pouquíssimos os celulares dual chips que contemplam estes requisitos.

A câmera traseira é de 8MP, com flash de LED, foco e geo-tagging. A câmera frontal é de 1.2 MP. E eu não falarei mais nada. Deixarei a você, meu caro leitor, que tire suas conclusões com as fotos abaixos:

RAZR_D3_foto1_sem_flash RAZR_D3_foto1_com_flash RAZR_D3_sem_luz

A esquerda, foto sem flash, ao centro, com flash do meu LG.
A direita, foto tirada na total e completa escuridão (eita flash bom!)

RAZR_D3_claridade_2 RAZR_D3_claridade_3 RAZR_D3_claridade_4

Fotos tiradas durante o dia.

RAZR_D3_foto_comfoco RAZR_D3_foto_semfoco RAZR_D3_foto_detalhes_2 RAZR_D3_foto_detalhes_3

As orquídeas: a da esquerda está com foco, a da direita sem.
A 3ª e a 4ª foto mostram a capacidade da câmera em capturar os detalhes, mesmo de pequenos objetos

Sistema Operacional

Ele já vem Jelly Bean 4.1.2 e a promessa da Motorola de atualização. Tem como não amar?

RAZR_D3_foto1 RAZR_D3_jelly_beans1 RAZR_D3_jelly_beans2

Vou aproveitar e comentar aqui do fato dele ser dois chips. No meu LG tinha um botão que eu apertava e escolhia qual era o chip. Eu ficava pensando: e em um smartphone, como faz? Nas configurações você escolhe um nome, uma cor e um ícone para cada chip. Você pode, ainda, optar por usar um dos chips como padrão para fazer ligações, mandar msgs e se conectar a internet.

E se você não configurar? Ele, antes de discar ou mandar mensagem, mostra dois botões com as cores/nomes dos chips que você determinou para escolher. Para dados, não tem pra onde fugir, você realmente precisará configurar um dos dois chips.

Bateria

Eu acho que esta questão é muito relativa. Tem gente que é hard user (tipo eu), que não consegue ficar sem mexer. Tem gente que só usa para acessar algo rapidamente e tem gente que tem o celular para ligar e desligar. Nestes dias de uso eu aprovei a bateria. Só para dar um exemplo: hoje tirei fotos, fiz ligações, assisti vídeo no facebook, usei o bluetooth inúmeras vezes e em 6 horas sem carregar, só foi usado 21%.

Pontos positivos

– qualidade das fotos
– comentei que tem NFC? Pois é, tem! Não sabe do que eu estou falando ou quer saber mais sobre NFC? Clique aqui.
– tamanho (não é pequeno e nem grande, apenas perfeito).

Pontos negativos

– não apresenta botão dedicado para fotos.
– o volume do som com os fones de ouvido deixou a desejar. Achei muito baixo (mesmo no último volume);

Vídeo

Conclusão

Como vocês devem ter percebido, eu adoro fotos e ele é simplesmente sensacional neste aspecto. A facilidade de usar ambos os chips é tão grande que mesmo as pessoas que não estão acostumadas a ter um smartphone consegue tranquilamente usá-lo. Ser lançado com a última versão do Android e ainda vir com NFC é como o chantilly em cima do sorvete. Na minha opinião, o melhor custo x benefício de dual chip no mercado atual.

Minha caçada por um smartphone acabou. Alô, Motorola, coloque logo este celular no mercado que eu quero comprar um! E o que você achou?

Atualização em 20/03/13: Adicionei o processador e a GPU ao post(obrigada Helder pelo comentário!) e ontem a noite testei como ele funciona com jogos. Baixei Max Payne (1 giga e pouquinho) e sobrou apenas 216 mb disponível no celular. O jogo rodou tranquilamente (pelo menos até a parte que eu joguei) e em 3 horas e 20 minutos de uso contínuo – sem desligar a tela – ele usou 50% da bateria.

Atualização em 21/03/13: Pessoal, eis o que a assessoria da Motorola liberou hoje: “O D3 chega nas principais lojas do varejo online no início de abril, e que o D1 já está à venda nesses canais.”

Atualização em 28/03/13: Fiquei tão animada com ele que esqueci de testar se ele permite que os apps sejam transferidos para o SD (o que na minha cabeça era algo lógico) mas infelizmente nosso amigo Diego Toda testou e confirmou: não é possível a transferência de apps para o SD. Bola fora da Motorola.

Interessado em comprar o aparelho? Está disponível em branco e preto.

Apaixonada por Android que adora testar apps =)

145 Comments to Review: Motorola Razr D3

    • Cara no video da Buscapé dizem que em jogos pesados ele da uns leg horriveis que dificulta ate a jogabilidade mais ja vi em outro site pessoas falando que jogos pesados rodaram liso liso entãao vamos supor que vai pela sorte de cada um

  1. João Paulo Salles Então, ta variando de atendente pra atendente da Motorola, uns dizem que será no final do mês, outros que será no dia 15 de abril. Como 15 de abril é uma data bem exata, combinada com o “algumas semanas” dito no evento, e que ele já poderia vir num preço menor que o anunciado devido a desoneração, tudo isso me leva a crer que a disponibilidade para o dia 15 de abril seja a correta.

  2. Não é exatamente assim não, no Razr i a opção não existe. Os sistemas Android que vêm nos aparelhos são modificados pelos fabricantes. O Razr i foi muito elogiado por ter um sistema muito “limpo”, sem muitas modificações, mas um amigo meu comprou e realmente não tem a opção, mesmo atualizando pro Jelly Bean

  3. Barbara Costa ” preciso muito saber de uma coisa simples, ele grava musicas da radio fm no ICS fazia isso? vendi meu s duos ( espinha de peixe ) para comprar esse cara e adorava esse recurso nele, estou muito ansioso, poderia me responder?

  4. Barbara Costa ” preciso muito saber de uma coisa simples, ele grava musicas da radio fm no ICS do meu s duos fazia isso. vendi meu s duos ( espinha de peixe ) para comprar esse cara e adorava esse recurso nele, estou muito ansioso, poderia me responder? parabens pelo review.

  5. Vc disse q o som dele por fone de ouvido é ruim e o som dele sem o fone de ouvido é muito ruim, ou é confortável pra escutar. Testou com outro fone de ouvido pra ver se a qualidade é apenas do fone, ou se qualquer fone de ouvido q irá utilizar ficará ruim?

  6. Vc disse q o som dele por fone de ouvido é ruim e o som dele sem o fone de ouvido é muito ruim, ou é confortável pra escutar. Testou com outro fone de ouvido pra ver se a qualidade é apenas do fone, ou se qualquer fone de ouvido q irá utilizar ficará ruim?

  7. Hoje entrei no chat no site da motorola e a atendente me deu essa mesma informação… é uma pena, pois pra mim o gorila glass era essencial, sou retado p/ arranhar o visor do celular… tomara q esse sejá muito resistente a riscos mesmo. vlw Diego!

  8. Fazendo uma análise das configurações tudo indica que o Razr D3 utiliza o chip MediaTek MTK6577 só que com 1GB de Ram ao invés dos normais 512MB dos MP’s encontrados no mercado, onde esse 1GB deve ser o mínimo necessário para receber a sonhada atualização com o Android 5.x.

  9. Barbara, estava vendo outro review http://www.gizmodo.com.br/primeiras-impressoes-motorola-razr-d3/ do Daniel Junqueira e o mesmo diz “há um problema de desempenho: a transição de telas nem sempre é tão suave como deveria ser. Ao apertar o botão home na página inicial, o D3 abre o gerenciador de páginas. Mas ele sempre dá uma pequena engasgada nessa mudança de tela. E engasga novamente ao escolher uma das páginas.” vc notou algo igual ou parecido no aparelho q vc estava em mãos?
    Ele fala tbm q “ao ligar o aparelho a tela demora um pouco pra acender quando vc aperta o botão de desbloqueio, não chega a ser 1 segundo, também não incômoda muito etc…” no seu review, não notei engasgos hora nenhuma e nem demora p/ acender a tela apos o desbloqueio. será q isso é defeito no aparelho q ele estava em mãos? lembrando q o D3 q ele estava era branco e o seu era preto. grato

  10. Estava lendo sobre um programa chamado APP2SD, que move vários aplicativos para o cartão SD, teria como testar ele no Razr D3 e nos dar uma resposta como ele responde? Se funciona, se não funciona, se resolver o problema, então melhor neh… rs…

  11. Barbara, a bola fora não é da Motorola, mas sim do Google que depois do Android 4.0 travou a transferência de apps pro cartão sd… agora pra isso só fazendo root e jogando a garantia do smart fora, infelizmente…

  12. Seria dual active sim ou dual standby sim? Ou seja quando tem uma ligação no SIM1 o SIM2 continua ativo ou ele fica desativo quando o outro está em uso?

  13. Germano José

    “Atualização em 28/03/13: Fiquei tão animada com ele que esqueci de
    testar se ele permite que os apps sejam transferidos para o SD (o que na
    minha cabeça era algo lógico) mas infelizmente nosso amigo Diego Toda testou e confirmou: não é possível a transferência de apps para o SD. Bola fora da Motorola.” Isso é só uma questão de tempo, tudo isso é Software. Então ponto inválido.

    • Corrigindo não foi bola fora da motorola é geral em todos os aparelhos de todas as marcas com Android 4.1.2 JB, foi uma decisão da Google, espero que na próxima atualização do Android a Google reveja essa questão.

    • Tem sim, é muito simples! vá em Configurar, depois na opção Mais… Vá em Tethering e Roteador, Agora Ativa o Wi-Fi Portátil e Configura o Roteador Wi-Fi…
      Espero ter Ajudado.

  14. barbara
    Gostaria de saber se trocando o fone de ouvido a qualidade do som melhora ou baixando um aplicativo tem como altera o volume no fone de ouvido pós Eli e completo só falta um som de qualidade aguardo resposta para compra o meu obrigado gente

  15. um rewiew do site uol, falou muito mal sobre o d3 na questao de fazer ligaçoes. falaram q ele da muito fora de area e as vezes mesmo com o sinal d antena cheio , as ligaçoes caem direto em caixa postal quando alguem liga pra ele. e falaram tbm q o cel se finge d morto quando esta carregando e q nao responde a nenhum comando… isso é verdade Barbara?

    • Eu conheço dois que venderam o S Duos pra comprar o D3. E levando em consideração que o D3 é dual core e bem mais barato… Eu só não comprei o meu ainda pq maio é mês das mães, né? Vai que rola uma promoção legal.;)

    • Em todos os processos o D3 ganha do S Duos, eu tenho os 2 e o D3 manda bem na câmera, sistema dual core, android 4.1.2 jb, e muitos aplicativos Google e entre outros…

  16. Comprei um razr D3 só que quando ligo a minha net que é 3G no chip um o chip2 nao recebe ligações da que está fora de área, é isso mesmo ou meu cel veio com algum problema?

  17. Lúcio Moreira

    O fato de ele não transferir aplicativos para o SD, não é bola fora da Motorola e sim da Google, pois é a versão do Android que não permite.

    Abraço

    • se for roteador wirelless é muito simples vai em configurar, depois na opção Mais… vc vai em Tethering e roteador, daí vc ativa o Wi-Fi portátil e configura o reteador Wi-Fi…blza…vlw

  18. e ai turma blza, ñ sei se aqui é o lugar certo, mais gostaria de saber como anda o processo pra rotear este aparelho, pois comprei recentemente e minha memoria interna ja num ta cabendo mais nada, ainda mais depois q eu instalei o gps da IGO nele..hehe…Então gostaria de saber se tem alguma forma de de transferir os apps para o cartão SD?

    Desde já, fico grato pela atenção..

  19. Mitzi Figueiredo da Costa

    Celular parece muito bom, mas não existe no mercado, há 4 semanas que não se encontra em lugar algum! Bola FORA Motoenrola, digo Motorola!

  20. Jorge Eduardo

    Comprei um tablet breeze AOC com android 4.04 e também estava com problema para transferir aplicativo para o cartão sd externo. O App2sd e o Turbo App2sd só movem fotos e documentos. O único que conseguiu transferir aplicativo para o cartão e resolveu o meu problema foi o …..Estava pensando em fazer um suspense e coisa e tal mas não vou judiar de vocês. O aplicativo que pode ser baixado gratuito da play Store é o PowerGrasp.

  21. Alexandre Chaves

    Bom dia, gostaria de saber se alguém sabe a correção do video do RAZR D3? O vídeo em si é sensacional, mas o áudio…sem comentários, até porque em outras situações alguém já falou desse erro do áudio do video desses aparelho. Caso alguém tenha a correção e quiser postar, agradeço.

  22. Felipe Carara

    Olá, ouvi comentários, incluindo o seu, de que o som é muito ruim no Razr d3, tanto nos auto falantes quanto no fone, mas eu queria saber se é problema do fone dele ou da saída dele, ou seja, se eu usasse outro fone de ouvido o som sairia normal?

  23. em questão ao som dos fones de ouvido vocês podem baixar o app “Musica Volume EQ” que tem na google play e nele colocar o som no máximo, testei e me ajudo muito só acho que não pega em rádio fm mais já ajudou bastante !

  24. Bom dia…é verdade q esse aparelho tem baixa qualidade de som nas ligações?? isso me deixou muito preocupado. Li vários relatos de pessoas reclamando e de pessoas que usam sem problemas, e ai?! rs

    • Brunynha, o meu era preto. Pessoalmente, prefiro branco (tanto que agora estou com o S4 e ele é branco). Eis a situação: um amigo tinha um Razr I branco e o material estava se desgastando muito rápido, por isto, optei pelo preto. De qualquer modo, não o acho nem mais nem menos feminino. :)

  25. oi. esse celular é mt bom msm. mas a parte de nao poder passar apps pro sd nao é culpa da motorola e sim do android jelly bean q nao permite.

  26. o meu problema e esse , quando eu recebo uma ligação ele não toca a musica que eu coloquei , ele fala o numero que ta chamando e fala em inglês , como resolvo isso ?

  27. Fabiano tem como operar nele em root sim, mas linkado, explicar por texto fica meio extenso aqui, procure o tema no youtube, foi lá que aprendi e fiz no meu.
    Oooo Thiago, não é router de “routeador”, o Fabiano queria saber sobre como operar em modo root, que mexe nas configurações como por exemplo instalar aplicativos no SD ao invés de ocupar a memória interna do smartphone.
    Um forte abraço.

  28. Olá…tb odeio essa questão de não ter um botão “físico” e sim virtual pra fotos. Será que tem como alterar isso para o botão liga/desl? Obrigada!

  29. José Roberto de Moraes

    Gostei do Razr D3, quanto ao volume do som, achei de acordo, pois esses smartphones que tem som muito alto, geralmente o alto falante não suporta e acaba estragando, quanto a câmera é muito boa, 8 mgp, um bom smartphone com um bom preço.

  30. Eu queria saber se o razr d3 que tem um chip só , se tem flash , pq em alguns sites de lojas diz que não tem e eu estou curiosa pra saber se tem.

Deixe seu comentário abaixo: