"/>

O Guia definitivo para comprar uma TV de LCD, Plasma ou LED

por -

***Post atualizado: clique aqui para o novo guia sobre TV’s.

 

Pois é pessoal, vocês já perceberam que a cada seis meses mais ou menos, surge um novo item que serve como base de comparação entre as TVs do mercado? Quando lançaram o Plasma, era a espessura. Depois, lançaram o LCD e falavam em pixels. Depois resolução, depois quantidade de cores, depois contraste e brilho, depois entradas HDMI… Se torna uma piada.. Por que não lançam tudo ao mesmo tempo? Porque a tecnologia vai evoluindo, e enfim, realmente com o passar do tempo, um novo item surge para ser comparado. Então qual TV comprar? Pois é, aqui está o guia DEFINITIVO, com tudo o que existe até hoje, e o que vai chegar até janeiro ou fevereiro de 2010. Assim, com este guia, você mesmo consegue avaliar qual TV comprar! Pensando em trocar de TV? Conhece alguém que quer comprar uma TV nova? Recomende este guia. Ele será de grande auxílio na sua escolha, e no final das contas, se trata de um grande investimento, então não custa nada ler um pouco sobre o assunto, certo? Vamos lá:

 

O que verificar em uma TV Plasma, LCD ou LED.

Em ordem de importância, seguindo critérios próprios, aqui segue (descubra como avaliar cada um dos ítens abaixo, no descritivo de cada um dos ítens. Basta continuar lendo…):

  1. Formato e tamanho da Tela (quantas polegadas ela tem, e se é 16:9 ou 4:3)
  2. Resolução (possui diversas variáveis que vão de 764 x 468 até 1980 x 1080)
  3. HDTV (É simples: ou é, ou é compatível, ou não é)
  4. Entradas e Saídas de Vídeo (Quais e quantas são. Importantíssimo)
  5. Tempo de Resposta (varias de 20ms até 0,001ms)
  6. Cores (pode ir de alguns milhões até 136 bilhões)
  7. Brilho (depende de acordo com a tecnologia. Plasma possui mais, LCD menos, mas por usarem padros distintos, não que uma seja melhor que a outra necessariamente)
  8. Contraste (o mesmo que o brilho)
  9. Ângulo de Visao (varia de 155 a 180)
  10. Velocidade de Quadros na Tela (varia de 45 Mhz a 240 Mhz)
  11. Progressive Scan (Esse é fácil: ou tem, ou não tem)
  12. Assistência Técnica (Analise a marca e a rede de assistências. Acredite, isso é MUITO importante)
  13. Sistema de Som (geralmente você vai ter um home theater, mas não custa nada verificar se o som é ao menos aceitável).
  14. Opcionais (PIP, Controle Universal, Entradas para USB, Memory Stick, SD, Sistema Wireless, Bluetooth, Ambilight (iluminação surround), HD interno, etc…)

 

Agora como avaliar cada um dos itens? Siga nosso passo a passo e se surpreenda com o resultado. Você chegará na loja mostrando que entende muito mais do que o vendedor, e poderá ainda economizar uma grana (e ficar bonito na foto).

Antes da compra, o passo zero é a escolha da tecnologia. Se você estiver com um fluxo de caixa bom, ou seja, com grana, escolha o modelo LED. É superior ao LCD e ao Plasma, consome menos energia, e possui imagens melhores, além de ser lindo, e extremamente fino (na espessura, com espessuras começando em menos de 1cm). Caso você não esteja com tanta grana, ou caso a espessura não seja tão importante, a seguinte dúvida surgirá: LCD ou Plasma, qual a melhor?

Resposta: Nenhuma. É ABSOLUTAMENTE mentira dizer que o LCD é superior. Isso é puro marketing. O LCD não é superior ao Plasma, e o Plasma não é superior ao LCD. É uma questão do que é importante para você. O LCD costuma ter uma resolução maior, e não queima a tela com imagens paradas por muito tempo. O Plasma, costuma ter um tempo de resposta excelente, brilho e contraste insuperável. Por isso, não é uma questão de quem é melhor ou pior. Atualmente, as top de linhas possuem as mesmas características. Então, siga nossa sugestão: Não se preocupe com a tecnologia. Se preocupe com o resto, principalmente resolução e tempo de resposta. São os mais importantes.

 

Para saber passo a passo o que analisar em cada uma dos 14 ítens acima, continue lendo o post clicando abaixo.

1. Formato e Tamanho da Tela:

O mais importante aqui é verificar o tamanho do seu quarto ou sala. Acredite: não adianta você comprar uma tela gigante para colocar em um ambiente pequeno. Você não vai conseguir acompanhar a tela inteira e vai ficar tonto. Então, basta fazer o seguinte: decida o tamanho da TV antes de sair de casa. Basta ver aonde ela será colocada, e de onde você irá assistir. Siga a regra:

Tamanho da Tela Distância Mínima Distância Máxima *
26 100 cm 200 cm
30 115 cm 230 cm
34 130 cm 260 cm
42 160 cm 320 cm
47 180 cm 360 cm
50 195 cm 380 cm
55 210 cm 390 cm
60 230 cm 455 cm
65 250 cm 480 cm

Básico: Existem dois formatos de tela:

4:3  É aquela TV quadrada que você conhece desde que nasceu. É o formato antigo de televisão, formato utilizado pelas transmissões de TV analógicas

16:9  É o formato novo de TV Aquele que parece um retângulo deitado. É o formato das novas transmissões digitais, e é o novo padrão de mercado. Parece a tela dos cinemas.

Conclusão:

Escolha o modelo de 16:9. O outro rapidamente irá desaparecer, não vale a pena investir nele. O tamanho da tela, varia de acordo com o seu quarto ou sala. Um bom home theater possui geralmente Tvs acima de 42 polegadas.

2. Resolução:

Existem diversas resoluções de TV. É importante, pois as transmissões analógicas, eram feitas em baixa resolução. As digitais (novas) são feitas em alta. Ou seja, para aproveitar o que já está disponível atualmente e o que vem por aí, a recomendação é você procurar pelas TVs FULLHD (ou seja, alta definição total). Confira as resoluções disponíveis atualmente

0480 x 0360 – baixa resolução (evite)

0852 x 0480 – média resolução (evite)

1024 x 0768 – Alta resolução, ou HD. É o básico da Alta definição

1366 x 0768 – Alta resolução, ou HD. É o básico da Alta definição

1920 x 1080 – Altíssima definição, conhecida como Full HD. É o que as transmissões de TV digital atingem.

Existem valores superiores a Full HD, mas não existe mídia para rodar tamanha definição.

Conclusão:

Se vc tiver dinheiro, procure uma Full HD (1920 x 1080, conhecido também como 1080p). Se o dinheiro for realmente curto, e a diferença de preço grande, ok compre uma de 1366 x 768 ou 1024 x 768, mas saiba que você não obterá o máximo da transmissão digital nem dos blu-rays. Entretanto, alguns dizem que a diferença entre uma HD e uma Full HD não é tãaaao perceptível assim. Eu particularmente discordo.

 

3. HDTV:

Procure as que são compatíveis, ou as que possuem o decodificador interno. Se for apenas compatível, saiba que você terá que comprar um conversor externo, que custa entre R$ 100,00 e R$ 500,00. NÃO compre uma não compatível com HDTV.

Conclusão:

Com decodificador ou compatível com HDTV.

4. Entradas e Saídas de Vídeo:

Aqui vale a regra, quanto mais melhor, afinal, você nunca sabe o que vai conectar na sua TV. As TVs apresentam hoje uma variedade de saídas como as que exemplifico abaixo, classificadas de 1 a 5 estrelhas (1 estrela é ruim, 5 é bom), por exemplo:

HDMI – 5 Estrelas

DVI com HDCP – 5 Estrelas

RF – 1 Estrela

Video Composto – 2 Estrelas

S-Video – 3 Estrelas

Video Componente – 4 Estrelas

RGB – 4 Estrelas

Fire Wire – 5 Estrelas

Ótica – 4 Estrelas

Conclusão:

O ideal não é que tenham somente saídas 5 Estrelas, ou seja, as melhores. É bom ter uma mescla entre os tipos de saída, para caso você conecte algum aparelho mais antigo, como um DVD player com entrada S-Video somente. Por isso nossa sugestão:

No mínimo 2 HDMI, 1 DVI 1 Video Componente e 1 S-Video. (Aí já são 4 saídas).

O Ideal são 3 ou 4 HDMI, 1 DVI, 2 Vídeo Componente e 2 S-Video. (8 ou 9 Saídas)

5. Tempo de Resposta:

Quanto maior o valor, pior. Significa o tempo que a TV leva para responder a nova imagem. Ou seja, num filme de ação, onde as cenas se movimentam muito, é bem perceptível, com aquele efeito sombra. O que é aceitável? Valores iguais a 5ms ou menos. O ideal é algo abaixo de 2ms.

Conclusão:

Se o tempo de resposta for acima de 5ms, procure outro modelo. Você terá problemas ao assistir filmes ou jogar games de ação. A maior parte das TVs hoje oferece tempo de resposta menor que 2ms. Algumas, não raras, já possuem, 0,001 ms.

6. Cores:

Não se trata de uma diferença na sua percepção, optar por uma com alguns milhões e outra com 136 bilhões de cores. Sim, uma tem mais cores que a outra. Mas quantas cores você consegue identificar? Ou seja, neste caso, todas são aceitáveis. Quanto mais melhor, mas não faça tanto drama com isso.

Conclusão:

Não tendo abaixo de 5 milhões de cores, está ótimo.

7. Brilho:

Aí temos um problema. Cada empresa usa um parâmetro para se guiar no brilho. Aí surgiu uma certificação mundial, mas ela é diferente entre Plasmas, LCDs e LED. Então, dependendo do modelo da tecnologia, escolha:

Plasma – Brilhos superiores a 1.000

LCD – Brilhos superiores a 500

LED – Brilhos superiores a 800

Conclusão:

Quanto maior o número, em qualquer um dos casos, melhor. Atualmente, o brilho gira em torno de 1.500 em TVs de qualidade.

 

8. Contraste:

Ocorre o mesmo que o brilho. É a diferença entre o preto preto e o branco branco. Ou seja, quando maior, mais preto será o preto e mais branco o branco. Isso é bom para filmes com cenas muito escuras.

Plasma – Contrastes superiores a 10.000

LCD – Contrastes superiores a 1.200 mas não existem parâmetros referenciais

LED – Contrastes superiores a 1.500 mas não existem parâmetros referenciais

Conclusão:

Atualmente, existem contrastes de 30.000:1 inclusive em LCDs. O melhor nestes casos é testar na loja o que você acha mais adequado a você. Filmes com cenas escuras ilustrarão bem esta qualidade. Peça ao vendedor (e não se acanhe, afinal você tá pagaaaaando), para ligar e desligar a luz ambiente. Na loja, tudo funciona perfeitamente bem. Ligando e desligando a luz, você terá uma realidade mais próxima da sua casa. Resumindo, procure uma de 30.000: 1, que você não erra. Não existindo, teste.

8. Ângulo de Visão:

Neste caso, sentado nos cantos do sofá, você consegue ou não assistir a TV? Fácil, basta olhar o ângulo de visão. Quanto mais próximo de 180 graus, melhor. Valores aceitáveis são acima de 165 graus.

Conclusão:

Valores ideais giram em torno de 175 graus ou mais.

9. Velocidade de Quadros na tela:

Neste caso, as antigas possuem 60 Mhz, as novas em torno de 100 Mhz e as novíssimas (acredito que chegam no Brasil nos próximos meses) 240Mhz. A diferença enter 120 Mhz e 240Mhz é perceptível? Para o usuário comum, não! Sim, é o dobro da outra, mas acredite, uma taxa de 120 Mhz já é muito para o olho humano captar. Para quem não sabe, isso significa que a imagem é atualizada 120 vezes por SEGUNDO! Ou seja, uma filmadora geralmente filma em 30 frames por segundo, ou seja, 30Mhz. Imaginem o que é 120Mhz e 240Mhz

Conclusão:

Quanto mais melhor mas acima de 100 Mhz já está ótimo. Não recomendo abaixo de 90 Mhz.

10. Progressive Scan:

Sim. Quando se tem este recurso, a TV completa falhas na imagem automaticamente. Resumindo é isso, não precisamos entrar nos detalhes de quando isso ocorre.

Conclusão:

Então saiba, que caso a TV tenha, Excelente. Recomendamos que sim!

11. Assistência Técnica:

Acreditem, já imaginou você com um trambolho de 50 polegadas na sua casa e ela por acaso da um problema? Viagens a assistência técnica? Instalação e desinstalação? Verifique a rede de assistência, e veja os serviços que ela oferece como retirada a domicilio e entrega. Isso vai ser muito, mas muito útil em caso de pane. E não são casos tão raros assim.

Conclusão:

Quantidade não significa qualidade. Ligue para as assistências próximas e pergunte os serviços inclusos.

12. Sistema de Som: Não é algo tão importante, visto que você deve investir em um home theater para completar seu sistema áudio visual em casa. Entretanto, não custa nada verificar alguns aspectos. Por exemplo, a potencia em RMS. Acima de 10 W, já está excelente para uma TV. (Quando digo 10W, falo no total, a somatória das caixas)  Verifique se possui estéreo MTS, que é o básico e pronto. Você pode confiar. E lembre-se, se vcê pretende adquirir um home theater, esqueça tudo isso. Até mesmo porque o som da sua TV ficará mudo.

Conclusão:

Compre um home theater.

 

13. Outros: Bom gente, apesar de outros, aqui considero algumas coisas como sendo bem importantes. Vou listá-los de forma que você decida para você mesmo o que é ou o que não é importante.

PIP: Picture in Picture (é aquele quadradinho que você põem na tela para assistir dois canais ao mesmo tempo). Super legal, mas quantas pessoas que você conhece (incluindo você) realmente usaram isso no último ano? E tem mais, se vc usa TV a cabo, o seu conversor tem que ter PIP, senão, não adianta. Você continua podendo assistir Cabo + DVD por exemplo, mas dois canais, nanani naninao.

Entrada para USB, Micro Cards, Memory Stick, etc…: Eu considero extremamente legal, uma TV ter tais entradas. Isso porque facilita a vida e nem todos os computadores tem conexão HDMI. Por exemplo, você quer ver fotos? Coloca o chip na TV e pronto. Fácil. Não acho essencial, mas com certeza procuraria uma TV com tais características.

Bluetooth ou Wifi: Pois é pessoal, essa característica chegará ao Brasil agora em Setembro oficialmente. No meu caso, tech maníaco, eu aguardaria. Vou explicar o porque. Uma TV com conexão Bluetooth ou Wifi, permite você acessar a internet diretamente dela. É a tão falada convergência. Já imaginou tudo ali fácilzinho na tela de 50” da sua sala? Pelo outro lado, pense bem: você realmente usará a internet da sua TV já que vc tem o se laptop pequeno e confortável? É as vezes temos que avaliar se a tecnologia é realmente o que precisamos.

Controle Universal: Controle universal são aqueles controles que controlam tudo ao mesmo tempo. TV, DVD, Blu-Ray, Home Theater. Já repararam que eles nunca funcionam? Ou se funcionam, só funcionam com funções básicas? Pois bem, não custa nada dar uma olhadinha e testar antes na própria loja. Pelo menos decepcionado você não irá ficar.

Hd Interno: Algumas TVs possuem essa função. É excelente, pois você pode gravar a programação diretamente na TV, sem a necessidade de periféricos.

Ambilight: É um recurso exclusivo da Philips. Eu acho uma sacada fantástica. Ele ilumina a paret de trás da TV com LEDs na cor da imagem que está passando na tela. Para que serve? Cientificamente comprovado que ajuda no descanso da vista, e eu particularmente acho que amplia a percepção da imagem.

Pessoal, é isso! Espero que este guia sirva de resposta a todas as suas inquietudes e qualquer dúvida, sugestão, crítica, elogio, exaltação, etc.. por favor, escrevam.

Juliano Todeschini

106 Comments to O Guia definitivo para comprar uma TV de LCD, Plasma ou LED

  1. Parabens, cara, pelo trabalho. Muito esclarecedor, muito bem escrito. Dar para ver que voce entende mesmo da coisa. Valeu, agora tirei grande parte de minhas duvidas quanto a tv que irei comprar.

  2. Parabéns por esse serviço de utilidade pública. Esclarecedor, direto, informal, aglutinando várias informações importantes. Certamente me ajudou a desmistificar muita coisa e a encaminhar melhor meu desejo de compra. Valeu mesmo!

  3. Boa tarde Juliano

    Só minha ultima dúvida, filmes no formato anamorfico (que fica aquela tarja preta em cima e embaixo) não causa efeito burn no plasma não?

    obrigado

  4. Parabéns Juliano!!! O guia é super esclarecedor e me ajudou a escolher minha próxima TV… Já o recomendei a vários amigos!!! :-) Abraço!!

  5. Prezado Juliano,

    Parabéns pelo seu trabalho e pela forma esclarecedora das informações.
    Com certeza será de extrema ajuda na minha próxima compra.
    Parabéns e obrigado

  6. Muito bom seu guia! Meu pai está pensando em comprar uma TV nova e estávamos em dúvida quanto à tecnologia. Acho que vamos de LED. ;-D

    Alguma marca/modelo que vc recomenda?

  7. Antes de mais nada gostaria de dar os parabens pelo artigo. Completo e simples de entender. Muito bom mesmo.
    Mas ainda tenho uma dúvida. Tenho visto em vários lugares que LCD não é melhor que plasma e que cada um possui suas vantagens e desvantagens. Ainda, que para home cinema o plasma é superior. Mas se isso já está tão bem difundido, por que as LCDs continuam tendo preço mais alto? Acho difícil que somente o marketing e a propaganda estejam segurando essas vendas por tanto tempo.

    Abraços.

  8. Graaande Adriano. Esse é O GUIA!
    Por curiosidade, dei uma olhada nas características da Tv led 30″ da Samsung (serie 6) e me surpreendi com o tempo de resposta: 6 ms. É isso mesmo ou a tecnologia led compensa com outros recursos?
    Abçs

  9. mauricio satoshi miyagi

    cara, valeu muito as dicas, principalmente no quesito tempo de resposta, jah que assisti a varios televisores de lcd, sony,lg,samsung e philips e sempre digo para os meus colegas que a imagem da minha tv de tubo sony eh melhor,pois achava que havia arrasto qdo da mudança de tomadas de cenas e eles nunca concordavam, acho que estavam deslumbrados com a aquisiçao ainda,e verifiquei que as tvs de tubo nao tem tempo de resposta,ela eh imediata, nao sei porque mas eu consigo ver nitidamente o atraso da imagem em todas essas tvs.obrigado

  10. Juliano, parabéns por escrever de forma clara e melhor com um toque de humor o que torna o texto bastante agradável à leitura. As informações são super úteis e realmente vamos dar um baile nos vendedores de TVs. Comprar uma TV parece fácil mas requer pesquisa e trabalho, sugiro que não se compre por impulso, leve as especificações dos produtos desejados para casa, pesquise sobre assistência técnica e posteriomente os preços do modelo definido como ideal. Há várias lojas que cobrem o preço da concorrência, logo pesquise antes e chegue o melhor preço para negociar, afinal dinheiro não nasce em árvores. Abraço:)

  11. Mas bah! Muito bom!!! Agora estou pronto para ao menos ir a uma loja, fazer perguntas e entender o significado…até que lancem novas tecnologias… PARABENS PELA CLAREZA.

  12. Muito bom!!!!!!!Excelente vc ajudou bastante….
    só resta indicar qual devemos comprar…pois escolher e avaliar tudo isso é dificil.
    Qual o sua indicação?

  13. Muito bom o artigo e esclarecedor.Infelizmente muitos vendedores não sabem metade dessas informações,principalmente quanto a essas novas tecnologias que mudam de um dia para a noite.Se tiver um artigo como esse sobre câmeras digitais envie para mim,pois são muitas as opções no mercado e marcas bem variadas.Parabéns

  14. oi!

    quero comprar uma tv nova para o meu pai e tava procurando na net informações que me ajudassem a pesquisar melhor os preços e o seu post foi tudo e mais um pouco do que eu precisava!!! obrigado!!

    seria legal tb se vc fizess um de comparação de marcas de tv! vou tentar procurar agora! hauahuaha

    abraços

  15. Bom guia! Mas afinal, a transmissão digital brasileira (antena, cabo, satélite) é feita em HD ou em FullHD? É impressionante a desinformação sobre fato tão decisivo na escolha do equipamento!

  16. cara, eu tava assinando um cheque pra comprar uma TV LCD qd vi que vc escreveu pra “fugir de TV’s que tenham tempo de resposta acima de 5ms”. Fiquei muito triste, pois era a TV mais barata e a que oferecia Full HD, conversor digital integrado e tudo de bom que vc falou aí. Ótimo texto!!! Parabéns!!!

  17. Dennis da Silva

    Enfim, quem afirmar que na internet não há matérias ótimas, estará equivocando-se. Parabéns pela matéria muito (mesmo) elucidativa.

  18. Bruno Martinez

    Julitos!!

    To quase comprando a minha!

    Já vi que uma que me interessou, mas tinha 60mhz….
    Vou procurar outra com 120mhz.

    Um fato que me importa muito é a facilidade de reproduzir arquivos de video em diversos formatos.

    Pelo que eu vi, só a LG aceita DivX. É isso mesmo?

  19. Cara, parabéns pelo guia… certamente vai me auxiliar quando for comprar a minha… porém, pelo visto, no meu caso, o que vai pesar é o preço…rs rs

  20. Gisele Margot Castilhos

    Oi!
    Parabéns pelo trabalho!
    Pretendo comprar uma TV LED e abaixo listei as características da mesma. Minha dúvida é qto ao BRILHO. Vc afirma q para LED é melhor acima de 800 e esta menciona 450 cd/m2… O q vc acha? É uma boa compra? (12 x de 200,00)

    # Marca: Philips
    # Tipo de tela: LED HD grande Matriz Ativa W-UXGA
    # Tamanho da polegada: 32″
    # Diagonal visual aproximada (cm): 81cm
    # Conexões: AV 1: Entrada de áudio L/R (Esq/Dir), YPbPr / AV 2: Entrada de áudio L/R (Esq/Dir), YPbPr / AV 3: Entrada de áudio L/R (Esq/Dir), Entrada CVBS / HDMI 1: HDMI v. 1.3 / HDMI 2: HDMI v. 1.3 / Conexões frontais / laterais: HDMI v. 1.3, USB / Entrada VGA do PC + Entrada E/D de áudio, Saída S/PDIF (coaxial)
    # Consumo (Kw/h): 110 W / Modo de espera: 0,15 (típico)
    # Portátil: Não
    # Controle remoto unificado com TV/DVD: Sim
    # Idiomas do menu: Inglês, Português e Espanhol
    # Timer On/Off: Sim
    # Sleeptimer: Sim
    # Bloqueio de canais: Sim
    # Guia de programas: Sim
    # Entrada para Memory Stick: reproduz fotos digitais: Sim
    # Sistema em cores: NTSC M, PAL N, PAL M, DTV
    # Resolução: 1920 x 1080p
    # Contraste: 500.000:1
    # Brilho: 450 cd/m2
    # Image Scan: Sim
    # HDTV: Sim
    # HDMI: Sim
    # Full HD: Sim
    # Progressive Scan: Sim
    # Menu na Tela: Sim
    # Zoom: Sim
    # Potência de áudio: 20 W
    # Som estereo: Sim
    # SAP: Sim
    # Closed Caption: Sim
    # Surround: Sim
    # Dolby Digital: Não
    # Voltagem: 110 – 240 V, 50/60 Hz
    # Garantia do Fornecedor: 12 Meses
    # Modelo: 32PFL6605D

  21. meus parabens pelo artigo. j li muita coisa a respeito e cada vez se fica mais confuso. Depois do seu artigo vou comprar minha 46PFL6605D da Philips, também curto muito o Ambilight. E essas 46″ me atendem perfeitamente com LCD-LED. A proxima vai ser uma OLED, mas isso vai levar mais um tempinho….

    • AMIGOS, TBM PARABENIZO O ARTIGO E ME SERVIRÁ PARA COMPRAR MINHA TV LED 3D, DIGO LED PQ ISSO PRA MIM, A ECONOMIA DE ENERGIA EM ATE 100 REAIS DE DIFERENÇA, ME PESA NA CONTA DE ENERGIA, ALIADO AO FATO DE 240MHZ SER O MÍNIMO DE EXIGENCIA POIS, IMAGENS EM RÁPIDO MOVIMENTO SÃO NITIDAMENTE DIFERENTES DE UMA DESSAS PRA OUTRA DE 120MHZ, NÃO ME PERGUNTE COMO VI, MAS VI! (QUE DIRIA AS DE 480MHZ!) BLUETOOTH PQ FONE SEM FIO É IMPORTANTE, MAS TO EM DUVIDA ENTRE A LG QUE TEM BLUETOOTH E A SAMSUNG QUE NAO TEM, MAS TEM SKYPE..AMBAS TEM VARIOS SITES DISPONIVEIS, TERRA, UOL, ETC MAS SKYPE…A SAMSUNG TEM..QUERO GRAVAR SIM, ESTE RECURSO AMBAS TEM. COM RELACAO A MARCAS, A PHILIPS É SEMPRE MINHA PREFERIDA DE TUDO EM CASA, MAS PRA ESTE TIPO DE TV (LED) SUA IMAGEM É ESBRANQUIÇADA EM RELACAO AS DUAS OUTRAS MARCAS.OS ADEPTOS AO AMBILIGHT QUE ME PERDOE…MAS NAO TROCO UMA SAMSUNG OU LG PELA IMAGEM ATUAL DA PHILIPS, INFELIZMENTE POIS PHILIPS, É PHILIPS!!!

  22. Caro, só um detalhe. Mhz (mega hertz) é diferente de Frames por segundo.
    Hertz, em termo populares, seria a frequencia. Se você ligar um interruptor para ligar uma lampada, e desligá-lo em 1 segundo, significa que você iniciou um clico de desligado para ligado para desligado em 1 segundo.
    A energia elétrica no Brasil é de 60Hz, ou seja a cada segundo a lâmpada liga e desliga 60 vezes, imperceptível para olho humano.

    Já 120Mhz (mega hertz), no caso da TV, seria 120 milhões de vezes em um segundo. Ou seja, o LED ou LCD ou plasma é capaz de em 1 segundo alternar 120 milhões de vezes entre uma tonalidade de cor e outra. Então quanto maior a frequência, melhor é a percepção de movimento, principalmente em imagens de ação e jogos.

  23. Ahh, outra coisa. Nessa eu mesmo errei. A TV não é medida em MHz e sim em Hz.

    Então, corrigindo o que disse.
    As TVs de 120 Hz (hertz) tem a capacidade de alternar entre as tonalidades de cores 120 vezes por segundo. Mas de qualquer forma, quando maior a frequência, melhor!!!!

  24. Alguém sabe me responder se o Progressive Scan é tão necessário? A
    TV 40″ LED Full HD 40PFL6615 Ambilight Philips – tem alguma tecnologia que compesa a ausência do Progressive Scan ?

  25. Alguém sabe me responder se o Progressive Scan é tão necessário? A
    TV 40″ LED Full HD 40PFL6615 Ambilight Philips – tem alguma tecnologia que compensa a ausência do Progressive Scan ? 

  26. Alguém sabe me responder se o Progressive Scan é tão necessário? A
    TV 40″ LED Full HD 40PFL6615 Ambilight Philips – tem alguma tecnologia que compensa a ausência do Progressive Scan ?

  27. Alguém sabe me responder se o Progressive Scan é tão necessário? A
    TV 40″ LED Full HD 40PFL6615 Ambilight Philips – tem alguma tecnologia que compensa a ausência do Progressive Scan ?

  28. Breniahelker

    e adorei vou conprar uma tv de 42″ mas to em duvida de lcd e plasma o vendedcr me disce que plasma e lcd nao tem muita diferensa e eu como sou nova nesse asunto da tcnologia fiquei meia bolada. mas com esse depoimento todo so me feis a entender que sem duvida nem uma vou escolher qual for a melhor para min pois to pagaaaaaaaaaaaaaaaado.

  29. Alguém sabe dizer se a Tv Samsung DC 5500 LED 40′ é 60hz ou 120hz? So site diz ter “Clear Motion Rate 120 Hz”
    e outros lugares diz 60hz.

  30. Sobre o controle remoto universal: eu tenho um programável da Sony que uso para controlar a TV (Sony), home theather (Onkyo) e receptor da TV a cabo, faz todas as funções que eu preciso para o dia-a-dia. Só uso os originais para alguma função muito específica.

  31. As tvs da LG de led  são uma negação se você comprar e não reparar vai chegar em casa e descobrir que terá que mudar todos os seus componentes que costumava usar normalmente junto a tv  .terá que trocar tudo por marcas lg se quizer tudo funcionando, pois saidas in blz mas out uma negação 

  32. Parabens! Eu estou fazendo uma pesquisa sobre as novas tecnologias com o fim de comprar uma nova TV e realmente depois de ler o seu artigo fico tudo bastante claro. Parabens…parabens!!!

  33. Uma correção: não são Mhz, e sim Hz. O cinema usa o padrão de 24 Hz, ou 24 quadros por segundo. As TVs LED/LCD no mercado tem tipicamente taxas entre 60 e 240 Hz. Outras, como as da Samsung, podem ter  tem taxas reais menores mas baseiam a qualidade da imagem em diversos fatores (como características do processador de imagem e recursos de processamento) e usam essa taxa como um comparativo de qualidade. Não existe nenhum televisor no mundo com atualizações na casa dos Mega Hertz como diz o artigo e o leitor Rafael abaixo, simplesmente porque além de exigir um poder de processamento violentíssimo não haveria a menor necessidade disso, devido ao fenômeno da persistência retiniana.

  34. parabéns! eu estou para comprar um televisor e estava perdido pesquisando a qui na net ate que deparei-me com este informativo e tirou todas minhas duvidas que já suspeitava e pode crer você me ajudou muito se não fosse você acho que levaria mais de semana para alevantar esta lebre pois sou aposentado e sabe o dinheiro para nos tem muito valor e já que vou comprar uma teve tem ser a melhor para evitar a fadiga e mais uma vezes muito obrigado e se não for pedir de mais você poderia fazer uma pesquisa sobre qual melhor home Theater pois quero comprar um e estou sem ideia 

  35. Muito obrigado pelas dicas, tirou todas minhas duvidas, pq quando vamos a uma loja ver algo que não intendemos, os vendedores suga agente ate o ultimo centavo.

  36. MUITO, MUITO, MUITO LEGAL todas essas dicas. Não vou cometer o mesmo erro de quando comprei  uma tv de plasma 32′ para minha mãe. Hoje ela me deu esta de presente (q pena q na época eu não fiz essa pesquisa e vou herdar essa “prasma”, EDTV, sem progressive scan…). Vou ajuda-lá a comprar a melhor, quem sabe quando ela for mudar de novo de tv eu herdo essa nova e melhor escolhida!!!!!!!!!!!!!! Obrigada.

  37. Muuuito obrigada,vou comprar minha tv com todas suas dicas escritas num papel,antes não sabia nada, vou surpreender o vendedor.Bjs , continue dando dicas tbem de outros aparelhos. Ana Paula.

  38. Adalberto Palhao

    Bom dia Juliano, estava lendo sua matéria na net sobre TV e queria saber se pode me dar uma informação, obtive a algum tempo uma TV de 40 Pol de  led da AOC modelo LE40H157, a TV e boa porem o som que sai dela me parece mais um radio de pilha pois por essas TVs serem finas e claro que o som não poderia ser la essas coisas, queria saber como posso melhorar o som da mesma, digo em canais abertos existe no mercado algum sistema, entendo que o Home irá melhorar somente os filmes no DVD mais e os canais abertos, poderia me ajudar me dando informação de algum Homer, caixas acústicas ou seja La o que for.
    Obrigado
    Adalberto de Palhão

  39. Felipe Gentil

    Parabéns Juliano, muito boa as informações. Acabei de comprar uma LG 37LV3500 37-Inch 1080p 60 Hz LED-LCD HDTV, vc conhece essa tv? O vendedor me disse que era 120hz, mas na verdade é de 60hz…Mas gostei muito dela pelo fato de ser 37polegads e se adequar perfeitamente ao meu quarto. Estou preocupado com o aparecimento de fantasmas, já que não tive tempo de testá-la plenamente e o meu play 3 ainda não chegou dos EUA. Vou colocar tbm a NET HD, esse recurso diminui os fantasmas? No site do amazon.com os comentários são satisfatórios. to com medo de ter feito uma má compra. o preço foi 1.600,00r$ o que vc acha???

  40. 5 estrelas , ajudas te imenso ! o que acham da marca de tv crown Full HD 1080p    led,  1920×1080 24 polgadas ?         
     
    é que está um bom preço  199euros , mas falta mais especificações  a onde mandei mail para saber brilho,cores,contraste ,Velocidade de Quadros na tela,  http://www.mediamarkt.pt/?langId=-22
     
    mas assim por alto o que voces acham ?   a tv é só mesmo para jogar grande turismo 5 na ps3 , queria desfrutar mais dos graficos do jogo.. 

  41. 5 estrelas , ajudas te imenso ! o que acham da marca de tv crown Full HD 1080p    led,  1920×1080 24 polgadas ?         
     
    é que está um bom preço  199euros , mas falta mais especificações  a onde mandei mail para saber brilho,cores,contraste ,Velocidade de Quadros na tela,  http://www.mediamarkt.pt/?langId=-22
     
    mas assim por alto o que voces acham ?   a tv é só mesmo para jogar grande turismo 5 na ps3 , queria desfrutar mais dos graficos do jogo.. 
     

  42. Eu já conhecia bem essas informações, pois estudei isso tudo na faculdade. Passando aqui somente para avisar a todos que a marca Philips embora tem TVs Led com configurações muito boas apresentam altas taxas de defeito (segundo minha pesquisa ao qual eu estou incluído). Fora que a TV tem barulhos que o fabricante considera normal…enfim…agora só compro Samsumg, LG e Sony e mesmo assim achar uma que tenham todas as características boas é bem difícil.

    No tutorial faltou falar de contraste GTG (gray-to-gray) e das SmartTVs

  43. QUal aparelho de tv você recomenda para quem pretende usa-lo como monitor para um simulador de vôo com imagens em 3D? Obrigado. Marcos

  44. Vale a pena comprar esse modelo? Smart TV LG LED 39″ 39LB5800. Ela possuí 9.5ms de resposta e 60hz. Será que com a tecnologia de hoje 2014/2015 esse tempo seja realmente perceptível?

  45. Valeu dr!!! É por comentários assim que continuamos escrevendo. Seja uma crítica ou elogio, coisas que incentivem a gente a cada vez melhorar mais. Abraço!!!

  46. Então.. Teoricamente eles causam sim. Digo teoricamente pois se manter uma imagem na tela por muito tempo é o que aconteceria. Entretanto, não é o que acontece na prática. Digo isso porque eu mesmo tenho uma TV de Plasma, e uso MUITO pra assistir filmes. Nunca aconteceu nada. Além disso, as TVs mais modernas vem com um sistema chamado anti burn. É um “tremelique” nos pixels que impede o plasma de dar o efeito burn, mesmo com a tela parada por longos períodos. Acho que todos os plasmas novos já vem com essa função, mas não custa verificar as especificações. Abraço cara!

  47. Obrigado Gilberto. São elogios assim que fazem a gente se manter na linha e continuar produzindo tópicos legais. Valeu pela visita, e se puder continue visitando e nos recomendando. Abraço

  48. A vida útil do Plasma é exatamente a mesma do LCD: 60.000 horas ou 100.000 horas dependendo do modelo. O New Plasma da LG funciona perfeitamente bem, e relembro: ao comparar um LCD com um plasma, compare tvs com a mesma especificação. Aí, o que vai valer é a sua percepção da imagem. Abraço!

Deixe seu comentário abaixo: